# 29: Adoração 10: Celebrando a Vitória (Ministério Koinonya de Louvor)

KM01.190

O Ministério Koinonya chega aos seus 10 anos e com eles, o volume 10 da série Adoração. Para comemorar, tivemos um dos melhores álbuns ao vivo do grupo, além de uma gravação alternativa para o lançamento em vídeo, no formato VHS.

Seguindo o formato adotado nos volumes 8 e 9, o Adoração 10 tem uma enorme diferença: foi realmente gravado ao vivo (além da produção em estúdio). Neste caso, a gravação aconteceu na Comunidade Sara Nossa Terra em Brasília, em janeiro de 1997. O líder de louvor neste álbum foi Márcio Pereira, além dos solos vocais dos principais membros do Koinonya: Bené Gomes, Silvério Peres, Geraldo Alcântara, Nalma Daier e Ludmila Ferber.

Pela primeira vez foi realizada uma gravação com todos os instrumentos de banda ao vivo, não sendo utilizada a produção digital, anteriormente presente em quase todos os álbuns. Neste trabalho participaram o percussionista Quesada e o saxofonista Andrax.

Este álbum teve grande influência na época em que foi lançado, sendo um dos mais celebrados do Koinonya neste período. Além disto, também foi lançado em vídeo (formato VHS), porém, não trata-se da mesma gravação ao vivo.

CELEBRANDO A VITÓRIA: A GRAVAÇÃO EM CD

Gravado ao vivo na Sara Nossa Terra, Adoração 10 é uma celebração da vitória que temos em Jesus. As primeiras 4 faixas são canções alegres, sendo elas o medley Graças a Deus/Cantai ao Senhor, Tua Senhor é a Glória, com um belo arranjo de metais, e Louvai ao Senhor, uma canção com ritmo “caribenho”.

Todas elas fazem preparação para um ambiente de louvor e adoração, com canções como Dá-me Oh! Deus (regravação do álbum Digno (1991, Verbo Vivo), Para Adorar (com Nalma Daier e Márcio), Sim Eu Creio e Mais Forte que a Morte (solo de Bené Gomes).

A maior parte das canções seguintes são mais alegres: Silvério Peres lidera a irreverente A Minh’alma Engrandece, canção de sua autoria. O Senhor Prevaleceu é uma canção de guerra, ao melhor estilo Koinonya. Nome Poderoso é a última faixa onde Márcio lidera o louvor. Após isso, segue-se duas canções soladas por Ludmila Ferber (Em Tuas Fontes) e Geraldo Alcântara (Creio em Deus).

Celebrando a Vitória foi o primeiro álbum de uma série de gravações ao vivo nas Comunidades Sara Nossa Terra nos álbuns do Koinonya.

CELEBRANDO A VITÓRIA: A GRAVAÇÃO EM VHS

Como já dito anteriormente, em 1997 o Koinonya estava a celebrar sua primeira década. Não sei dizer se esta foi realmente a intenção do lançamento original em CD, mas o VHS transmite claramente ser uma “Celebração de 10 Anos”.

Enquanto a gravação do CD ocorreu na própria Comunidade Sara Nossa Terra de Brasília em janeiro/97, a versão em vídeo foi gravada ao vivo na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional de Brasília, em abril do mesmo ano.

Todas as canções da versão em CD foram regravadas aqui, com os mesmos arranjos e seus respectivos solistas. Assim como Márcio Pereira como líder de louvor. Porém, há grandes diferenças.

A abertura é feita por Bené Gomes, onde o mesmo “apresenta” Márcio Pereira. As 7 primeiras faixas são exatamente como gravadas no CD. Porém, após isso, segue-se um set com canções dos álbuns antigos, num claro “remake” dos 10 anos passados.

Bené Gomes inicia este set com Ao Único, seguido pelo medley Te Louvamos/Oferta de Amor, com Silvério Peres e Nalma Daier, respectivamente. Geraldo Alcântara canta em Te Exaltamos (nesta edição intitulada Te Exaltamos, Oh! Cordeiro Santo), Márcio Pereira em Meu Prazer e Ludmila Ferber fecha o set com Maravilhoso. As canções são cantadas acompanhadas pelo teclado com Willien Soares. Na última faixa, Maravilhoso, a banda entra na parte final da canção. Foi tudo feito de uma maneira bem informal.

Após isto, segue-se as demais faixas (8 a 13) do CD original. Apesar disso, há ainda mais  diferenças: Primeiro são cantadas as canções Em Tuas Fontes e Creio em Deus (originalmente as últimas duas faixas do álbum original em CD), e só após isso, Mais Forte que a Morte, A Minh’alma Engrandece, O Senhor Prevaleceu e Nome Poderoso.

Em tempos de grandes gravações em DVD e Blu-ray, com um festival de luzes, multi-câmeras e todo escarcéu que uma grande produção tem, este VHS tende a ser um tanto quanto rústico e datado, porém, é uma grande experiência de louvor e adoração, além de preciosas memórias.

É possível assistir a esta gravação no canal do YouTube do próprio Márcio Pereira, clicando aqui.

Este álbum foi lançado originalmente em CD e VHS. A arte da capa do CD foi elaborada dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época. A capa da edição em VHS é completamente diferente.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Celebrando a Vitória foi o terceiro álbum do Koinonya a ser gravado ao vivo numa Comunidade Sara Nossa Terra.
02. Canções que mais marcaram: Tua Senhor é a Glória, Para AdorarLouvai ao Senhor, A Minh’alma Engrandece e O Senhor Prevaleceu. São estas que mais me recordo da época em que este álbum foi lançado.
03. O encarte veio com cifras dos acordes de todas as músicas.
04. A gravação do CD e VHS não são as mesmas. A versão em VHS foi gravada no Teatro Nacional de Brasília.
05. Canções do “Set de Aniversário” da versão em VHS: Ao Único, Te Louvamos, Oferta de Amor, Te Exaltamos, Meu Prazer e Maravilhoso.
06. Bené Gomes foi quem mais escreveu canções para este álbum, porém, foram apenas três.
07. Na abertura do vídeo, é feito uma “retrospectiva” das capas do Koinonya, do volume 10 até o 1, porém, pularam o volume 3 (logo este, que tem 2 capas diferentes)! Pérola!
08. Este foi o terceiro e último álbum com um único líder de louvor : Márcio Pereira. Os álbuns seguintes teriam Bené Gomes e o próprio Márcio Pereira como líderes de louvor.
09. O álbum possui ao menos três edições em CD. Duas delas são edições originais da “Editora e Gravadora Koinonia”, sendo que uma delas não têm a faixa superior na capa. Na outra, no título “Adoração 10”, os algarismos estão cercados por um selo dourado. Na edição relançada pela Aliança, a editora não consta como “Editora e Gravadora Koinonia”. Também foi inserido o selo da Comunidade Sara Nossa Terra.  Tudo o que fazia menção a “Benedito Carlos (Gomes)” foi alterado para “Bené Gomes”. As capas das edições em CD (bem como todas até 1999) são uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). A edição da VHS é muito diferente, tendo uma foto de Márcio Pereira na capa.
10. Este foi o último álbum do Koinonya com a participação de Silvério Peres.

Adoração10-CD-Verso- KM 01.190-01
O verso das edições independentes do Koinonya.

© 1997 Editora e Gravadora Koinonia.

Relançado em CD pela Aliança.

FAIXAS:

VERSÃO CD

01. Graças a Deus
02. Cantai ao Senhor
03. Tua Senhor é a Glória
04. Louvai ao Senhor
05. Dá-me Oh! Deus
06. Para Adorar
07. Sim Eu Creio
08. Mais Forte que a Morte
09. A Minh’alma Engrandece ao Senhor
10. O Senhor Prevaleceu
11. Nome Poderoso
12. Em Tuas Fontes
13. Creio em Deus

VERSÃO VHS

01. Graças a Deus
02. Cantai ao Senhor
03. Tua Senhor é a Glória
04. Louvai ao Senhor
05. Dá-me Oh! Deus
06. Para Adorar
07. Sim Eu Creio
08. Ao Único
09. Te Louvamos
10. Oferta de Amor
11. Te Exaltamos, Oh! Cordeiro Santo
12. Meu Prazer
13. Maravilhoso
14. Em Tuas Fontes
15. Creio em Deus
16. Mais Forte que a Morte
17.  A Minh’alma Engrandece ao Senhor
18. O Senhor Prevaleceu
19. Nome Poderoso

Guilherme Tomás
O Arquivista

Sobre O Arquivista

Sou Guilherme Tomás. Colecionador e aficionado pela história da música cristã universal e sua hinologia. Através do "O Arquivista", proponho um lugar para compartilhar um pouco de tudo o que tenho agregado através dos anos. Além disso, pretendo que este blog seja um espaço para a expressão da fé em toda sua musicalidade.
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para # 29: Adoração 10: Celebrando a Vitória (Ministério Koinonya de Louvor)

  1. Quero fazer um comentário…
    Vi no álbum de fotos do Márcio Pereira, em seu Facebook, fotos de uma gravação em 1998, celebrando 10 anos de Koinonya. Não sei de nenhum álbum nem VHS. Teria sido este sim a gravação de 10 anos?

    • O Arquivista disse:

      Olá, Jonatha. Sim, o álbum “Adoração 10: Celebrando a Vitória” celebrava 10 anos do Koinonya (mais precisamente a versão vídeo deixava mais explícita tal comemoração).

  2. Tua Senhor é a glória, Dá-me óh Deus e para adorar, foram os temas mais influentes deste disco.

    Um forte abraço!

    Ely Marchel Araújo

  3. Pingback: # 23: Digno (Comunidade Evangélica de Brasília) | Seja Bem-Vindo ao O Arquivista

Deixe um comentário