# 24: Adoração 5: Tempos de Visitação by Ministério Koinonya de Louvor

KM01.050Marcando uma nova etapa no Ministério Koinonya, o “Adoração 5” trouxe uma mudança significativa: foi produzido pela Comunidade Evangélica do Distrito Federal (ou Brasília). Este álbum foi produzido e gravado em 1992 e lançado originalmente em LP e Cassete. Como dito em outra resenha, Bené Gomes foi transferido para Brasília nesta época, para ser pastor na Comunidade nesta cidade. O que aconteceu a partir de então foi que o Koinonya passou a ter uma base em Goiânia e outra em Brasília, com alguns outros membros.

562.087

Esta é a capa das edições originais em LP e CD.

Até aí nada de muito estranho. Estranho mesmo era ver a capa dos LP’s como “Comunidade de Goiânia” nos 4 primeiros volumes, “Distrito Federal” no 5, novamente “Goiânia” no 6… até o Koinonya finalmente inserir “Ministério Koinonya de Louvor” a partir do volume 7.

Outro fato peculiar neste álbum é o título duplo: “Tempos de Visitação – Quebrando as Maldições”. A última frase seria um subtítulo.

Este álbum foi produzido por Willen Soares e, como dito, trouxe os membros de Brasília. Porém, além de Bené Gomes, estão incluídos nomes já conhecidos como Silvério e Rosirene Peres, Geraldo Alcântara e Nalma Daier. Tudo leva a crer que eles já faziam parte da Comunidade nesta época. Alda Célia (Goiânia) também participa como “convidada especial”. Ludmila Ferber estréia no Koinonya neste álbum. Márcio Pereira não participou, tampouco Kleber Lucas.

062.087

A capa da edição “062.087”. Notar o “ADORAÇÃO 5” em vermelho.

O repertório do “Adoração 5” traz algumas canções muito conhecidas, sendo muitos clássicos. O álbum apresenta ao todo 3 medleys, sendo que o Lado B da edição em LP é composto por 2 deles.

LADO A

O Medley 1 é composto por “Aleluia – Todas as Nações” e “Hosana”, nas vozes de Geraldo e Ludmila. Depois disso segue-se algumas canções “soltas”, entre elas “Sê Exaltado” e “Maior Amor”, canção esta de William Cardoso, da Comunidade Evangélica do Núcleo Bandeirante. Bené Gomes canta “Comunhão”, um novo hino à unidade, depois do clássico “Aliança”. Silvério e Ludmila fazem um dueto em “Vencidos Foram”.

LADO B

Como já dito, o Lado B apresenta 2 medleys ao todo. O primeiro apresenta 4 músicas, com canções de guerra e exaltação. O melhor é que as faixas foram gravadas ao vivo na própria comunidade. Estas canções são os clássicos “Povo de Guerra” de Marcos Gibran, “O Senhor Reina” (em Seu Povo) de Bené Gomes, “O Diabo Tremeu”, de Wilson Santos e “Te Exaltamos” (Ó Cordeiro Santo), de Geraldo Alcântara. Cada canção teve um líder de louvor diferente, com a exceção das duas últimas, com Geraldo Alcântara. Os demais líderes de louvor foram Silvério Peres e Bené Gomes, respectivamente.

O medley seguinte apresenta ao todo 4 canções e foram gravadas em estúdio. “Flua” é um dueto entre Bené e Dalma, seguido de “Emanuel” (Emmanuel), a famosa canção de Bob McGee. A canção seguinte também é uma versão do inglês: o hino “Alleluia”, clássico imortal de Jerry Sinclair. A Pérola é que estas duas canções foram creditadas como “autor desconhecido”. Simplesmente ridículo. Creio que os anos 90 ainda não eram tão agradáveis quanto a direitos autorais.

A última faixa é “Sara Senhor”, uma bela canção escrita por Willen e o Bispo Rodovalho.

Gravado no Estúdio Céu Aberto, em Brasília-DF, a produção de base feita por Willen Soares é toda digital, ou seja, muito teclado e bateria eletrônica, inclusive nas faixas gravadas ao vivo.

Lançado originalmente nos formatos LP e Cassete, “Tempos de Visitação” foi relançado em CD poucos anos mais tarde. A arte da capa do primeiro relançamento foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época. Este foi o primeiro álbum cuja capa do LP também foi transportada exatamente como era para a primeira edição em CD. Isto passaria a acontecer também nos volumes seguintes, até finalmente ser abolido o lançamento de álbuns no formato LP.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Na edição original em LP o grupo identificou-se como“Comunidade do Distrito Federal.
02. Canções que mais marcaram: “Hosana”,“Povo de Guerra”, “O Senhor Reina”,“O Diabo Tremeu” e “Te Exaltamos”, bem como o medley final.
03. A canção “O Diabo Tremeu” teve imensa repercussão. Tanto a melodia quanto a letra chamam muito a atenção. Ela foi escrita por Wilson Santos (Comunidade Vila da Penha), na minha opinião, especialista em canções de guerra e batalha espiritual.
04. Este foi o primeiro e único álbum produzido por esta Comunidade para o Koinonya, deixando Goiânia de fora.
05. Esta foi a estréia de Willen Soares como produtor do Koinonya.
06. Na edição em CD, cada canção está em sua respectiva faixa, independente de fazer parte de um medley.
07. Alda Célia foi creditada neste álbum como “participação especial”.
08. Este foi o primeiro álbum do Koinonya com versões do inglês, apesar de creditar os autores como “desconhecidos”.
09. O álbum possui diferentes edições em CD, sendo que no relançamento da Aliança, não consta como “Editora e Gravadora Koinonia”, além de ter o selo da Comunidade Sara Nossa Terra. As capas das edições em CD (bem como todas até 1999) são uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). O LP original não seguia este padrão.
10. Além dos autores das músicas originais em inglês não serem creditados, isto também aconteceu com canções originais em português. A canção “Maior Amor” teve sua autoria creditada apenas como “Comunidade Evangélica do Núcleo Bandeirante”, enquanto “Te Coroamos” está creditada no selo do LP a Fábio P. Afonso e Rubens Duarte (e não apenas Rubens). Ricardo Camargo virou Renato de Camargo em “Hosana”. O compositor Genésio de Souza teve seu sobrenome creditado como “Sousa”.

Extra Cabuloso: Além de todos os problemas com os créditos dos autores das músicas (tanto nas edições em LP, quanto CD), cada formato apresentou alguns outros erros bisonhos:

* No selo do Lado A do LP, inverteram a sequencia das últimas músicas, sendo que “Comunhão” ficou no final. Como já comentado, a canção “Hosana” foi credita no selo a Renato de Camargo, e não Ricardo Camargo. “Te Coroamos” está creditada a Rubens Duarte e Fábio P. Afonso, e não apenas a Rubens.

Adoração5LP4

O Lado B da edição em LP. Esqueceram a canção “Te Exaltamos”.

* No selo do Lado B do LP, simplesmente “esqueceram” de colocar a canção “Te Exaltamos” na listagem do medley 3.

* Edições em CD simplesmente “esqueceram” de colocar “Vencidos Foram” na listagem das músicas na contracapa e na superfície do CD. No encarte com as letras das músicas, a canção está lá.

* No relançamentos em CD, o título está como “Quebrando as Maldições” (que na verdade, é o subtítulo do álbum). O nome “Tempos de Visitação” está na lombada lateral. Tanto no encarte interno, quanto no CD, estão escritos título e subtítulo corretamente.

Adoração5-CD-Verso-062.087

A contracapa da edição “062.087”. É um pouco diferente do relançamento da Aliança.

© 1992 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade e Edições (LP original).

Relançado em CD pela Aliança.

Além da edição original, há ao menos duas edições diferentes em CD simples, incluindo o relançamento da Aliança, como dito anteriormente, além de uma edição em CD mais recente em álbum duplo:“Tempos de Visitação/Ao Criados dos Céus”, que correspondem aos volumes 5 e 6 da série“Adoração”.

FAIXAS:

01. Aleluia – Todas as Nações
02. Hosana
03. Sê Exaltado
04. Maior Amor
05. Comunhão
06. Te Coroamos
07. Vencidos Foram
08. Povo de Guerra
09. O Senhor Reina
10. O Diabo Tremeu
11. Te Exaltamos
12. Flua
13. Emanuel
14. Aleluia, Jesus Eu Te Amo
15. Sara Senhor

As faixas 1 a 7 correspondem ao Lado A e as faixas 8 a 15 ao Lado B da edição LP.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s