# 25: Adoração 6: Ao Criador dos Céus by Ministério Koinonya de Louvor

KM01.060No “Adoração 6”, a produção voltou para a Comunidade Evangélica de Goiânia. Não que o produtor tenha mudado, pois continuou sendo Willen Soares. Este é o projeto mais pop do Koinonya, destacando-se sobremaneira dois nomes: Alda Célia e Kleber Lucas.

Apesar dos pesares, o projeto foi gravado no mesmo estúdio que o anterior: Céu Aberto, em Brasília-DF. Os membros da Comunidade de Brasília também participaram, porém, todos creditados como “participações especiais”, entre eles Bené Gomes, Ludmila Ferber, Nalma Daier, Marcos Gibran, etc. O próprio produtor e tecladista Willen Soares está creditado assim. Márcio Pereira, Silvério Peres e Geraldo Alcântara não participaram deste álbum.

Os arranjos vocais foram produzidos por Alda Célia e Kleber Lucas. Outro nome que destacou-se nos vocais junto com a dupla foi Sônia Helena.

Adoração6-SeloLadoA

Selo do LP (Lado A)

A maioria das canções foram escritas por Alda Célia, Kleber Lucas e Pr. Cesar Augusto.

LADO A

A canção que abre o álbum, “Pra Te Louvar”, traz um vocal com Alda Célia, Kleber Lucas e Sônia Helena, além da convidada especial Nalma Daier. Uma canção alegre que traz boas memórias. Neste Lado A ainda ouvimos grandes canções como “Vento que Vem” (com Alda Célia) e “Gratidão” (com Kleber Lucas). A faixa título, “Ao Criador dos Céus” traz Bené Gomes como solista. O medley que finaliza o Lado A, é “Marchai” (solo de Nalma Daier) e “Sim ao Nosso Rei Eterno” (Now Unto the King Eternal), de Dennis Jernigan. Novamente não está creditado o nome do autor nesta versão, porém, não a creditaram como “autor desconhecido”, mas sim como “Hosana Music” (e não Hosanna!). A versão foi feita por Alda Célia.

562.095

A capa das edições originais em LP e CD.

Lado B

O Lado B abre com “Luz no Fim do Túnel”, um clássico de Kleber Lucas. A canção mais influente deste lado é “Não Temas”, de Alda Célia e solada por ela mesma. Outras canções deste lado são “Digno” (solada pelo trio Alda Célia, Kleber Lucas e Sônia Helena novamente), “Com Minha Fé” (com Sônia Helena), “Amor de Jesus” (com Ludmila Ferber) e “Bendize Ó Minh’alma” (com Júlio Cezar e Andréa Silva).

Quase toda a produção deste álbum é digital, mas algumas músicas têm instrumentos como guitarras, contrabaixo e saxofone.

“Ao Criador dos Céus” foi lançado nos formatos LP, Cassete e CD. Nas edições originais, tanto a capa do LP quanto do CD são exatamente iguais. A arte da capa do relançamento do CD foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época.

KM 01-060

Capa de uma das edições em CD.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Na edição original em LP o grupo identificou-se como Comunidade Evangélica de Goiânia e “Banda Koinonia”. O termo “Banda Koinonia” era o nome dado ao ministério de música desta comunidade.
02. Canções que mais marcaram: “Pra Te Louvar”,“Vento que Vem”, “Luz no Fim do Túnel”,“Não Temas” e o medley.
03. Algumas canções deste álbum foram gravadas em outros CDs, como “Luz no Fim do Túnel”, regravada pelo próprio Kleber Lucas.
04. Este foi o último álbum gravado como “Comunidade Evangélica de Goiânia”.
05. Este álbum teve grande repercussão na época, prestigiando e muito Kleber Lucas.
06. Alda Célia está creditada neste álbum em diferentes partes como Alda Célia, Alda, Alda Célia Caixeta Cavagnaro, Alda Célia G. Caixeta Cavagnaro. Kleber Lucas ora como Kleber, ora como Kleber Lucas Costa.
07. Este é o único álbum da série Adoração” onde não está incluída sequer uma música de Bené Gomes.
08. Este foi o segundo álbum do Koinonya com alguma versão do inglês. Isto voltaria a se repetir no volume 8.
09. O álbum possui diferentes edições em CD, sendo que no relançamento da Aliança, não consta como “Editora e Gravadora Koinonia”, além de ter o selo da Comunidade Sara Nossa Terra. As capas das edições em CD (bem como todas até 1999) são uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). O LP original não seguia este padrão. Este é o segundo álbum onde a capa original do LP e CD são iguais.
10. Este foi o último álbum onde Kleber Lucas participou, após isso, ele seguiu carreira solo e participou dos álbuns da Comunidade de Goiânia com o nome Ministério Comunidade Cristã em Goiânia.

© 1993 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade e Edições (LP original).

Relançado em CD pela Aliança.

Adoração6-CD-Verso-062.035

A contracapa da edição “062.035”.

Além da edição original, há ao menos um relançamento em CD da Aliança, como dito anteriormente, além de uma edição em CD mais recente em álbum duplo:“Tempos de Visitação/Ao Criados dos Céus”, que correspondem aos volumes 5 e 6 da série“Adoração”.

FAIXAS:

01. Pra Te Louvar
02. Vento que Vem
03. Nossa Gratidão
04. Ao Criador dos Céus
05. Marchai/Sim ao Nosso Rei Eterno
06. Luz no Fim do Túnel
07. Digno
08. Com Minha Fé
09. Não Temas
10. Amor de Jesus
11. Bendize Ó Minh’alma

As faixas 1 a 5 correspondem ao Lado A e as faixas 6 a 11 ao Lado B da edição LP.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para # 25: Adoração 6: Ao Criador dos Céus by Ministério Koinonya de Louvor

  1. Este disco tem a faixa: O poder do teu amor, aonde não foi creditada em momento algum…

    É isso mesmo meu amigo Arquivista?

    Um forte abraço!

    Ely Marchel Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s