# 27: Adoração 8: Maravilhoso És by Ministério Koinonya de Louvor

KM01.080O álbum “Adoração 8” marca uma nova etapa para o Koinonya, bem como novas canções que tornaram-se clássicos do louvor e adoração, além de um novo formato de gravação. O ano era 1995.

Este projeto, intitulado “Maravilho És”, foi o primeiro álbum do Koinonya sem a participação de Alda Célia. Além disto, finalmente o Koinonya apresentou um novo formato de gravação: a partir deste volume, todos os álbuns da série “Adoração” seriam realizados ao vivo. Este foi o primeiro trabalho do Koinonya sendo parte da “Comunidade Sara Nossa Terra”.

062.127

A capa da edição original em LP (562.127) e CD (062-127).

Não trata-se de uma produção totalmente ao vivo. Muito pelo contrário. A produção é digital (feita por Willen Soares), utilizando baterias eletrônicas. Porém, o instrumental é muito mais rico neste álbum: foram utilizados contrabaixos na maioria das músicas, além de instrumentos de sopro e percussão. A gravação deu-se no Porão Digital Studios-DF.

Outra grande mudança neste álbum ocorreu quanto às vozes: pela primeira vez, o álbum trazia um único líder de louvor, sendo os demais membros do Koinonya fazendo os backing-vocals e solos vocais em algumas músicas. Neste álbum, o líder de louvor escolhido foi Silvério Peres.

O lançamento original trazia uma seleção de 13 canções, e entre elas, alguns clássicos: “Maravilhoso”, de Bené Gomes, “Já se Ouve”, de Ludmila Ferber e “Livre Acesso”, de Rubens Duarte. A primeira e a última mencionada, foram canções muito ministradas nas igrejas brasileiras a partir do ano de lançamento deste álbum.

SilvérioPeresOArquivista1

Líder de Louvor Silvério Peres

Acredito que trata-se do último álbum do MKL lançado em vinil, pois nunca encontrei nenhuma unidade a partir do “Adoração 9” neste formato.

LADO A

O Lado A do “Adoração 8” é o mais animado deste projeto. Destaque para as canções “Levantou-Se” e “Nossa Bandeira”. A liderança de louvor de Silvério Peres é sempre alegre e irreverente. A canção que enfoca o título do álbum, “Maravilhoso” foi escrita e solada por Bené Gomes, além da participação de Ludmila Ferber. Assim como nos volumes 5 e 6, houve uma versão do inglês: “A Honra”, canção esta de Chris Falson (All Honor). Nota-se claramente que foi inspirada na versão gravada no álbum “Lift Him Up”, de Ron Kenoly. Desta vez foi mencionado corretamente o nome do autor. A última faixa do Lado A é “As Nações”, uma canção de adoração de Márcio Pereira.

LADO B

O Lado B abre com o medley “Aquele que É/Pai Eu Te Louvo”, escrito por Silvério. Além do medley, temos duas canções de celebração: “Está Escrito” e “Já se Ouve”. Após mais duas canções de adoração (“Graças Te Damos” e “Toda Adoração”), o álbum fecha com o clássico “Livre Acesso”. Nas edições em CD, há ainda uma faixa extra com Nalma Daier: “Eu Hei de Ver”.

Adoração8-SeloLadoA

Selo do LP (Lado A).

Além de Silvério Peres como líder de louvor, participaram deste álbum: Bené Gomes, Márcio Pereira, Geraldo Alcântara, Ludmila Ferber e Nalma Daier.

“Maravilhoso És” foi lançado nos formatos LP, Cassete e CD. Nas edições originais, tanto a capa do LP quanto do CD são exatamente iguais. A arte da capa do relançamento do CD foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época.

Adoração8-LP-Verso

A capa da edição original em LP (562.127) e CD (062-127).

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Pela primeira vez o Koinonya inseriu o retângulo com o nome do ministério na capa (tanto CD quanto LP). Porém ao invés de Koinonya, foi escrito “Koinonia”. A partir do volume 9, seguiu-se a grafia considerada a correta.
02. Canções que mais marcaram: “Maravilhoso”“Livre Acesso”“Já se Ouve” e “A Honra”.
03. A canção “Já se Ouve” foi regravada pela própria Ludmila Ferber. Há outra versão de“A Honra” com Paulo Figueiró.
04. Este foi o primeiro álbum gravado ao vivo.
05. As edições em CD foram lançadas com uma canção extra (no caso, fizeram-na a última canção do álbum). Esta faixa chama-se “Eu Hei de Ver”, escrita e interpretada por Nalma Daier. Na primeira edição do CD (062-127), na listagem das músicas da contracapa e superfície do CD, está marcada como “Eu Hei de Vencer”. Baita Pérola!
06. Este foi o primeiro álbum com Josué Fernandes. Ele participou apenas no Coral de Adoradores.
07. Um dos baixistas deste álbum é Kenney Gouveia, da Banda Metal Nobre.
08. Este foi o primeiro álbum com um único líder de louvor (no caso, Silvério Peres, que na época trabalhava com a Banda Akza). O Koinonya repetiria este formato nos 2 álbuns seguintes, sendo cada um com uma liderança de louvor diferente.
09. O álbum possui diferentes edições em CD. A capa da edição original é idêntica a do LP, com o inscrito “Ministério Koinonia de Louvor” num retângulo verde na parte inferior da capa. Nesta edição, no encarte interno, há uma foto de Silvério Peres (idêntica a do LP). Após isto houve um relançamento, tenso sido corrigido o nome para “Koinonya” e foi adicionada a faixa roxa na parte superior da capa (padrão Hosanna!), além de uma foto diferente do líder de louvor, tendo sua biografia transferida do encarte interno para a contracapa (traseira). Esta edição foi relançada pela Aliança, edição esta que não consta como “Editora e Gravadora Koinonia”, além de ter o selo da Comunidade Sara Nossa Terra inserido. As capas das edições em CD (bem como todas até 1999) são uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). A edição original (LP/CD) seguiu quase totalmente este padrão (exceto pela faixa). Este é o quarto álbum onde a capa original do LP e CD são iguais.
10. No encarte da edição original em CD, na letra da música “Desperta”, estão escritas as cifras para a frase “Pois o Senhor já destruiu o nosso acusador”, sendo os acordes “Am”, “B” e “Em”. Notar que não há cifras em nenhuma outra frase desta canção e muito menos em qualquer outra em todo o encarte! Pérola!

Adoração8-CD-Verso-KM 01.080

A contracapa do primeiro relançamento em CD.

© 1995 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade e Edições (LP e CD originais e CD relançamento).

Relançado em CD pela Aliança.

FAIXAS:

01. Levantou-Se
02. Desperta
03. Nossa Bandeira
04. Maravilhoso
05. A Honra
06. As Nações
07. Aquele que É
08. Pai Eu Te Louvo
09. Está Escrito
10. Já se Ouve
11. Graças Te Damos
12. Toda Adoração
13. Livre Acesso
14. Eu Hei de Ver*

As faixas 1 a 6 correspondem ao Lado A e as faixas 7 a 13 ao Lado B da edição LP.

* A faixa 14 está disponível apenas nas edições em CD.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s