# 21: Adoração 3: Derramarei… by Ministério Koinonya de Louvor

KM 01-030O ano era 1990 e, depois do sucesso nos lançamentos dos discos “Adoração 1” e “Adoração 2”, o Ministério Koinonya de Louvor lançou seu terceiro álbum: Derramarei.

562.051

A capa da edição em LP original (562.051).

Após a gravação improvisada numa residência com colchões isolando o ambiente nos dois primeiros álbuns, o Ministério viajou para POA-RS e realizou as gravações no Estúdio da Life, de Asaph Borba. Como dito, o álbum foi lançado em 1990, nos formatos LP e Cassete.

Os produtores deste álbum foram Bené Gomes, Silvério Peres e Alda Célia, com arranjos da equipe de músicos, além de Nilson Ferreira e Gerson Ortega. Neste álbum, Asaph Borba participou como técnico de gravação, além dos costumeiros vocais.

Este álbum é um dos campeões de hits para a época, sendo que muitas destas canções são cantadas até os dias de hoje nas igrejas brasileiras. Entre algumas das que mais se destacaram estão “Espírito de Deus”, “Sala do Trono”, “Jeová é o Teu Cavaleiro” e “Aquele que Está com Cristo”.

Adoração3-SeloLadoA

O selo do Lado “A” da edição em LP (562.051).

“Derramarei” marcou a estréia de três novos vocalistas: Nalma Daier, Geraldo Alcântara e Kleber Lucas (no encarte como Cléber Lucas). Os dois últimos também participaram como compositores, além de César Augusto e Robson Rodovalho, pastores da Comunidade de Goiânia (depois Comunidade Fonte de Vida) e de Brasília (depois Comunidade Sara Nossa Terra), respectivamente. Também participaram como vocalistas Bené Gomes, Silvério Peres, Alda Célia, Asaph Borba e Márcio Pereira, entre outros.

O álbum contém duas canções gravadas ao vivo: o medley “Espírito de Deus/Sala do Trono” (faixa 1), cantado por Nalma Daier e Alda Célia. A faixa título “Derramarei” certamente é a canção menos influente de todo o álbum. Tem uma sonoridade toda peculiar, mas com o tempo acostuma-se, tornando-se simpática. No final da faixa, há solos de Alda Célia, Bené Gomes, Márcio Pereira e Nalma Daier, mas não foram mencionados nos créditos da música no encarte. “À Sombra das Tuas Palavras” é um belo dueto entre Alda Célia e Bené Gomes.

A faixa 4 é um medley memorável do Ministério Koinonya, com as canções “Jeová é o Teu Cavaleiro”, “Nos Últimos Dias”, “Reina Hoje” (solo de Márcio Pereira) e “Aquele que Está com Cristo”, uma canção com um feeling gospel, na voz de Asaph Borba. Silvério Peres é solista na canção “Contra-Cultura”, Geraldo Alcântara em “Nuvens Negras” e Kleber Lucas em “Por Tua Causa”. Alda Célia canta mais uma canção: Geração Ferida (parece nome de novela). No total, o álbum apresenta uma seleção de 14 canções.

KM01.030

Uma das capas alternativas em CD (KM 01-030).

Na parte instrumental, participaram um numero considerável de músicos e variados instrumentos musicais, comparados aos dois primeiros álbuns. Nos teclados participaram Alda Célia, Neide Arruda, Nilson Ferreira e Gerson Ortega. Os demais instrumentistas de base foram Bené Gomes (violão), Silvério Peres (baixo) e Carlos Cintra (bateria). Os backing-vocals do álbum foram Rosirene Peres, Ana Tereza de Paula, Lígia Rosana Borba e Dorico Carrijo.

O álbum foi lançado em 1990 nos formatos LP e Cassete. “Derramarei” foi relançado em CD poucos anos mais tarde. A arte da capa foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Na edição original em LP o grupo identificou-se pela primeira vez como Koinonya” (no caso, Banda Koinonya e não como “Ministério Koinonya de Louvor”), além de manter a identificação como “Comunidade Evangélica de Goiânia”.
02. Canções que mais marcaram: “O Espírito de Deus”, “Sala do Trono”, “Jeová é o Teu Cavaleiro”,“Reina Hoje” e “Aquele que Está com Cristo”, que são até hoje cantadas nas igrejas. Numa proporção menor, “Ao Deus Invisível” e “Por Tua Causa”.
03. Depois desta álbum, houveram diferentes versões de algumas canções aqui gravadas. As canções “O Espírito de Deus” e “Sala do Trono” foram regravadas por Asaph Borba em seu álbum “Adoração & Louvor” em 1993. “Jeová é o Teu Cavaleiro” e “Reina Hoje”, canções escritas por Kleber Lucas, foram regravadas por ele mesmo em seus trabalhos solo, anos depois.
04. “Derramarei” foi o primeiro álbum gravado em um estúdio profissional. O álbum foi gravado por Asaph Borba nos Estúdios da Life, em Porto Alegre-RS.
05. Este foi o primeiro álbum onde foi usada uma bateria acústica. O baterista foi Carlos Cintra.
06. Na edição em CD, todas as canções de cada medley estão na mesma faixa. Do total de 14 canções, o álbum possui 9 faixas.
07. Este é o terceiro álbum gravado por Asaph Borba para o Koinonya. Ele ainda gravaria (e cantaria) mais o volume 4.
08. Este foi o primeiro álbum com Nalma Daier, Geraldo Alcântara e Kleber Lucas. Os dois primeiros permaneceriam durante vários anos, enquanto Kleber Lucas foi o primeiro vocalista do grupo a sair e seguir “carreira solo”.
09. O álbum possui diferentes edições em CD, sendo o único que apresenta duas imagens diferentes: uma é um quadrado onde está escrito “Banda Koinonya”, a outra um quadrado com água sendo agitada. Ambas as capas foram inspiradas no conteúdo da edição em LP original, que continha estas 2 imagens (frente e verso). A edição em CD com a imagem vermelha (Banda Koinonya), também possui a outra imagem numa página interna do encarte. As capas das edições em CD (bem como todas até 1999) são uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). O LP original não seguia este padrão.
10. Gerson Ortega produziu os arranjos das músicas “Ao Deus Invisível” (solos de Bené Gomes e Rosália Figueiredo) e “Por Tua Causa” (solo de Kleber Lucas). Ele também foi o tecladista nestas duas canções.

© 1990 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade Edições (LP original).

Adoração3-CD-Verso-KM 062.051

O verso da primeira edição (KM 062.051) em CD.

Há duas edições diferentes em CD, como dito anteriormente, além de uma edição em CD mais recente em álbum duplo: “Derramarei/Eternamente”, que correspondem aos volumes 3 e 4 da série “Adoração”.

FAIXAS:

01. Medley: Espírito de Deus/Sala do Trono
02. Derramarei
03. À Sombra das Tuas Palavras
04. Medley: Jeová é o Teu Cavaleiro/Nos Últimos Dias/Reina Hoje/Aquele que Está com Cristo
05. Contra-Cultura
06. Geração Ferida
07. Nuvens Negras
08. Salmo 23
09. Medley: Ao Deus Invisível/Por Tua Causa

As faixas 1 a 4 correspondem ao Lado A e as faixas 5 a 9 ao Lado B da edição LP.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para # 21: Adoração 3: Derramarei… by Ministério Koinonya de Louvor

  1. Posso dizer que este disco foi um dos mais importantes da trajetória do Koinonya…

    canções como o Medley: Espírito de Deus/Sala do trono;,Medley: Jeová é o Teu Cavaleiro/Nos Últimos Dias/Reina Hoje/Aquele que Está com Cristo, Samo 23 e Medley: Ao Deus Invisível/Por Tua Causa, foram hits exaustivamente tocados em templos evangélicos do sul ao norte…

    Parabéns meu amigo Arquivista, pelo seu blog… Simplesmente, SENSACIONAL!!!

    Um forte abraço!

    Ely Marchel Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s