#19: Adoração 2: Sara a Nossa Terra by Ministério Koinonya de Louvor

KM01.020Mais uma vez o Ministério Koinonya reuniu-se com Asaph Borba e Gerson Ortega – desta vez acompanhados também por Nilson Ferreira da Life – na mesma casa da gravação anterior, para a produção do seu segundo álbum da Série “Adoração”, intitulado “Sara a Nossa Terra”.

Neste novo projeto são apresentados alguns novos clássicos para aquela época, como “Canta Alegremente” (aqui chamada de “Filha de Jerusalém”), “O Grande Eu Sou”, “Continuar” e “Chama de Luz”. É inegável que o álbum “Aliança” foi muito mais bem sucedido quanto a clássicos.

Koinonya1989

Koinonya em 1989: Gravando o “Adoração 2”.

A canção principal deste projeto foi escrita por Asaph Borba (“Sara Senhor Esta Nação”, cantada por Bené Gomes), que também escreveu e cantou a última faixa do álbum: “Os Pequeninos”. Também participaram com destaque: Alda Célia solando em “Quão Incapaz Eu Sou” e “Maior é Cristo”, além de Silvério e Rosirene Peres em “Chama de Luz”.

562.038

Sara a Nossa Terra: a capa original da edição LP, lançada em 1989. Esta capa foi editada para a confecção da capa da edição e CD nos anos 90.

Neste álbum há uma canção escrita por Kleber Lucas (no encarte chamado de Cleber Lucas) intitulada “Subirei ao Monte”, porém, Kleber viria a participar no Koinonya somente a partir do álbum seguinte, “Adoração 3”.

É fato que o álbum acabou um tanto suprimido devido ao sucesso do álbum anterior (Aliança) e posterior (Derramarei), porém, é inegável sua importância para a consolidação do Koinonya.

Adoração2-SeloLadoA

O selo do LP Lado “A”. Notar que não há o “K” de Koinonya, como no álbum anterior.

O álbum foi lançado em 1989 nos formatos LP e Cassete.“Sara a Nossa Terra” viria a ser relançado em CD alguns anos depois. A arte da capa foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. “Sara a Nossa Terra” foi o segundo álbum do Ministério Koinonya de Louvor, lançado em 1989. Assim como no álbum anterior, na edição original em LP o grupo sequer identificou-se como “Ministério Koinonya de Louvor”, mas simplesmente como “Comunidade Evangélica de Goiânia”.
02. Canções que mais marcaram: “Filha de Jerusalém”, “O Grande Eu Sou”, “Chama de Luz”, e “Continuar”.
03. A canção “Filha de Jerusalém” foi regravada por Asaph Boba (como “Canta Alegremente”) no álbum “Alegre-se Israel” (1996).
04. Márcio Pereira sola em nenhuma canção neste álbum.
05. Asaph Borba, além da produção técnica e arranjos, também participou como compositor (duas canções) e solista, além do grupo vocal.
06. Nilson Ferreira participou pela primeira vez nos álbuns do Koinonya. Ele voltaria a participar nos álbuns “Adoração 3” e “Adoração 11”.
07. Esta foi a primeira aparição de Geraldo Alcântara no Ministério Koinonya, mas não como vocalista e sim com assistente técnico.
08. Aminadab Santos (no encarte chamado como Aminadab José) participou pela primeira vez com o Koinonya, sendo o guitarrista solista na faixa 1.
09. A capa da edição em CD (bem como todas até 1999) é uma cópia descarada do padrão“Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). O LP original não seguia este padrão.
10. O álbum chama-se “Sara a Nossa Terra”, como escrito na capa, porém, nas lombadas laterais do CD, está escrito “Sara Nossa Terra”. Sara Nossa Terra é o que viria a ser o novo nome da Comunidade Evangélica de Brasília (que ainda não havia entrado na história do Koinonya).

© 1989 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade Edições (LP original).

Adoração2-CD-Verso-KM 062.038

O verso da primeira edição em CD (062.038).

Há diferentes edições em CD simples: a original (062.038) e os relançamentos (KM KM01.020), sendo que um deles com o selo da Aliança, já na época como “Comunidade Sara Nossa Terra”. Há uma edição em CD mais recente em álbum duplo: “Aliança/Sara a Nossa Terra”, que correspondem aos dois primeiros álbuns da série “Adoração”.

FAIXAS:

01. Sara Senhor Esta Nação
02. Chama de Luz
03. Subirei ao Monte
04. Filha de Jerusalém
05. Sacrifícios
06. Quão Incapaz Eu Sou
07. Continuar
08. Mais que Vencedor
09. O Grande “Eu Sou”
10. Maior é Cristo
11. Os Pequeninos

As faixas 1 a 6 correspondem ao Lado A e as faixas 7 a 11 ao Lado B da edição LP.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para #19: Adoração 2: Sara a Nossa Terra by Ministério Koinonya de Louvor

  1. cara, muito legal o seu blog, com informações realmente pertinentes…

    Sou músico, ex cristão, toquei praticamente todas essas musicas na igreja evangélica, e realmente, quando volto a ouví-las, me bate um sentimento de nostalgia…

    hoje tenho uma visão diferente do que é o cristianismo, mas ainda assim, adoro ouvir essas músicas, pois elas me remetem a um tempo em que eu fui muito feliz, tempos que não voltam mais…

    Volte a postar.

    Abraços!

    Ely Marchel Araújo

    • O Arquivista disse:

      Grato pela participação, Ely. Infelizmente o cristianismo tem tomado outros rumos atualmente (não generalizando). Particularmente, espero que possa renovar tua fé. Brevemente estarei retomando as postagens e sinta-se livre para participar. Deus te abençoe!

      • Obrigado Arquivista, eu já me sinto livre para postar, livre do cristianismo hipócrita e mesquinho… Quero viver o cristianismo ao meu modo… Sem templos, sem quem possa me “pastorear”…

        ” Tenham cuidado para que ninguém, os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”
        Colossenses 2:8

        Um forte abraço!

        Ely Marchel Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s