# 18: Adoração 1: Aliança by Ministério Koinonya de Louvor

KM01.010Quando este álbum estava sendo gravado de forma improvisada numa residência em Goiânia-GO, talvez não pudessem imaginar que ali acontecia algo muito especial. Superando a falta de recursos técnicos e financeiros, ali brotava um dos mais célebres álbuns da música cristã: Aliança. Este foi o volume 1 da série “Adoração”, que continuaria até o volume 14, durante quase 20 anos.

Recém-formado por Bené Gomes (ainda na época conhecido como Benedito Carlos Gomes) na Comunidade Evangélica de Goiânia-GO, o Ministério Koinonya recorreu a Asaph Borba para a produção do seu primeiro álbum, até então no formato LP. Asaph trouxe consigo Gerson Ortega para este trabalho e a produção deu-se ali mesmo na cidade de Goiânia, mas não em um estúdio. Na verdade, não em um estúdio normal. Carentes de estrutura (algo normal para a maioria das produções cristãs naquela época), a gravação aconteceu numa casa, cujo ambiente foi “isolado” com inúmeros colchões para a realização dos instrumentais e vocais. O método pode parecer precário (e o é), mas era a saída disponível no momento. Asaph sempre teve um espírito pioneiro, mas desta vez ele se superou!

562.012

A capa original da edição LP.

Ali, em meio aos colchões e instrumentos, estavam nascendo canções que seria um marco na história da música cristã brasileira, além de cantores e compositores como Bené Gomes, Alda Célia, Silvério Peres e Márcio Pereira.

Quanto às canções, todas eram originais dos próprios membros da Comunidade de Goiânia, incluindo Bené Gomes (“Ao Único”, “Aliança”, “Quem Pode Livrar” e “Como a Corça”), Silvério Peres (“Te Agradeço” e “Coração Fiel”) e Alda Célia (“Deixa Meu Rio” e “A Voz do Senhor”).

Adoração1-Vocais1

Gravação do grupo vocal: entre eles, Asaph Borba, Márcio Pereira e Bené Gomes.

Adoração1-Vocais2

Gravação do grupo vocal: entre eles, Silvério Peres e Bené Gomes.

O álbum abre com “Ao Único”, interpretada por Bené Gomes, tornando-se um clássico e cantada até os dias de hoje. Bené ainda canta “Aliança” em dueto com Asaph Borba, que também interpreta “Quem Pode Livrar”, num trio com sua esposa Lígia Rosana e Rosirene Peres. Márcio canta num trio a canção “Espírito Enche” e Alda Célia interpreta suas canções “A Voz do Senhor” e “Deixa Meu Rio”. A última canção do álbum, “Coração Fiel” é interpretada por Silvério Peres. Uma das canções menos conhecidas do álbum é “Como a Corça”, que é uma das minhas favoritas e penso que deveria ter tido melhor sucesso.

Adoração1-SeloLadoA

O selo do Lado “A” da edição original do LP. Nota-se o primeiro símbolo do Koinonya: A Letra “K” com um pássaro. Lembra muito um dos símbolos usados pela britânica Kingsway.

A produção instrumental é simples, sempre com teclados (assim como bateria digital) e alguns instrumentos adicionados em algumas canções, como flauta em “Coração Fiel” e trompetes em “Tu és Soberano”, dando maior riqueza à sua sonoridade. Nem é preciso dizer que o encarregado dos teclados foi o exímio Gerson Ortega (com Neide Arruda em “Tu és Soberano”).

“Aliança” foi lançado numa época em que estavam aparecendo as primeiras “comunidades evangélicas”, entre elas as de Nilópolis, Vila da Penha, etc.

 

 

Adoração1-Instrumental

Instrumental: Eduardo Welter (lauta), Pedro Jr. (trompete), Leah Durante (trompete) e Neide Arruda (teclado). Provavelmente no período da gravação de “Tu és Soberano”.

O álbum foi lançado em 1988 nos formatos LP e Cassete. “Aliança” foi relançado em CD quase uma década depois, com um selo comemorativo de “Mais de 100.000 cópias vendidas”. A arte da capa foi modificada, dando um semblante “Hosanna! Music” em sua art work, algo muito comum na época.

Adoração1-CD-Verso-062.049

O verso da primeira edição (062.049) em CD.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. “Aliança” foi o primeiro álbum do Ministério Koinonya de Louvor, lançado em 1988. Na edição original em LP o grupo sequer identificou-se como “Ministério Koinonya de Louvor”, mas simplesmente como “Comunidade Evangélica de Goiânia”.
02. Canções que mais marcaram: “Ao Único”, “Tu és Soberano”, “Aliança”, “Espírito Enche” e “Quem Pode Livrar”, que são até hoje cantadas nas igrejas. Cadê “Como a Corça”, Arquivista?
03. Depois desta álbum, houveram diferentes versões de algumas canções aqui gravadas. A canção “Ao Único” foi regravada por Bené Gomes em inglês e “Quem Pode Livrar” em espanhol (também há uma versão de “Ao Único” neste idioma). Há uma versão de “Aliança” regravada por Asaph Borba, além de uma versão de “Ao Único” por Aline Barros.
04. Nesta época, Bené Gomes ainda era conhecido como Benedito Carlos Gomes.
05. Alda Célia foi, provavelmente, a primeira líder de louvor (mulher) que apareceu com destaque no cenário nacional.
06. Márcio Pereira passa quase desapercebido pelo CD. Nem de longe parecia aquele que seria um dos líderes do Koinonya nos anos vindouros (logicamente ele é notado pelos ouvidos mais apurados).
07. Asaph Borba, em muitas de suas histórias, disse uma vez que, devido a condição precária para a produção, durante a gravação, algum som externo acabava sendo captado e eles precisavam gravar tudo novamente.
08. Segundo Asaph, quando Alda Célia cantou “A Voz do Senhor”, ouviram um grande som de trovão. Quando olharam para o céu, não havia nenhum sinal de nuvens, ou que iria chover.
09. A capa da edição em CD (bem como todas até 1999) é uma cópia descarada do padrão “Hosanna!” lançado na época (capa branca, desenho no centro, faixa colorida superior, etc). O LP original não seguia este padrão.
10. Personagens mais marcantes deste álbum: Asaph Borba e Alda Célia.

Extra: O nome “Koinonya” foi escolhido pelo seu significado: Comunhão. De fato, este grupo sempre foi a reunião de vários cantores e compositores de grande influência no cenário nacional.

© 1998 Koinonia Editora e Gravadora (CD)/Koinonia Comunidade Edições (LP original).

Há duas edições em CD simples: a original (062.049) e o relançamento padrão (KM KM01.010). Há uma edição em CD mais recente em álbum duplo: “Aliança/Sara a Nossa Terra”, que correspondem aos dois primeiros álbuns da série “Adoração”.

FAIXAS:

01. Ao Único
02. Tu és Soberano
03. Te Agradeço
04. Aliança
05. Espírito Enche
06. Deixa Meu Rio
07. Quem Pode Livrar
08. A Voz do Senhor
09. Adoração
10. Como a Corça
11. Coração Fiel

As faixas 1 a 6 correspondem ao Lado A e as faixas 7 a 11 ao Lado B da edição LP.

O Arquivista

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para # 18: Adoração 1: Aliança by Ministério Koinonya de Louvor

  1. Alan disse:

    ¡Pero qué hermoso! Es increíble como un álbum grabado de manera improvisada dentro de una casa, ahora en la actualidad sea un clásico de clásicos de la CCM de Brasil. Quizá no tenían los recursos necesarios para grabar un álbum pero sí tenían el apoyo del Espíritu Santo, de eso no hay duda alguna.
    Este álbum en lo personal me gustó muchísimo, que incluso ya es parte de mis favoritos de la musica cristiana de Brasil. Aunque tenga una duración corta de 30 minutos, el álbum quedó de maravilla!!!
    Mi favorita es la de Aliança; para ser honesto, yo pensaba que la canción era de Asaph Borba, pero por lo que veo, no es así, es del Ministério Koinonya de Louvor.
    ¡Qué Dios bendiga a Bené Gomes por haber creado ese grupo!
    Lástima que Koinonya de Louvor ya no exista en la actualidad, por culpa de MK Music 😦 Pero bueno, eso es otra historia.

    Muito Obrigado O Arquivista por esta reseña!
    Bendiciones! Saludos desde Mexicali, B,C,, México

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s