#17: E Passerò quel Fiume by Cammino di Santità

MSD153A Morning Star (Stella del Mattino) certamente é a maior produtora e distribuidora de música cristã em território italiano. “E Passerò quel Fiume” é um álbum gravado com a Comunidade “Cammino di Santità”, localizada em Palermo.

O repertório em si é excelente, tendo alguns clássicos latinos originais em espanhol e português traduzidos para o italiano, além de inúmeras versões em inglês, majoritariamente do Hillsongs.

Produzido por Guido Focardi, o álbum apresenta um total de 16 canções distribuídas em 13 faixas. A produção é quase toda digital (MIDI), tendo apenas alguns instrumentos adicionados, como violão/guitarra, sax e flauta. Vários álbuns da Morning Star (ao vivo e estúdio) foram produzidos desta forma, o que torna a gravação “ao vivo” deste projeto um tanto quanto “duvidosa”.

O álbum foi gravado ao vivo na própria comunidade em Palermo, além de todo o trabalho em estúdio realizado por Guido no Morning Star Studio em Empoli-FI.  No encarte temos fotos dos músicos e cantores, mas nada que pareça ser original de uma gravação ao vivo.

Quanto ao repertório, trata-se 100% de versões. Como já comentado, a maioria das canções são versões do Hillsongs (canções como “That’s What We Came Here For”, “Sing of Your Great Love” e “Show me Your Ways”, além de outros clássicos). Temos também outras canções originais em inglês, como “Stand Up and Give Him Praise” de Lynn DeShazo e “We Will Worship the Lamb of Glory” de Dennis Jernigan. Além disso, há canções traduzidas do português e espanhol. É aí que a coisa pega…

Logo na faixa 2, temos a versão em italiano da canção brasileira “O Caminho de Deus é Perfeito”, canção esta de José Washington de Campos (irmão de Adhemar de Campos), gravada por Asaph Borba no álbum “Adoração & Louvor” em 1993. Porém, nesta edição da Morning Star, está creditada a um tal de “Marcos Barrientos” (e não o Marco que conhecemos). Entende-se: quando Marco Barrientos a gravou em espanhol, acabou dando os créditos para Asaph Borba como o compositor. Nesta versão italiana conseguiram fazer ainda mais errado o que já estava errado! O festival de bizarrices ainda continua: a faixa 3 é “Adonai”, a versão italiana da famosa canção de Juan Salinas. Porém aí está o medley completo, ou seja, as canções “Has Cambiado Mi Lamento” e “Adonai”. Além de não terem mencionado uma delas, ainda creditaram o compositor novamente como “Marcos Barrientos”. A faixa 12 também é de um medley do álbum “Tú y Yo” de Marcos Witt: “De Gloria en Gloria/Tu Amor por Mí/Majestuoso Poderoso”. Porém, todas foram creditadas como sendo Marcos Witt o compositor original, o que é errado, pois ele não escreveu nenhuma dessas canções. Este álbum tem algum problema com o nome Marcos! Como nem tudo é imperfeito, o álbum apresenta também uma canção do hit “Tú y Yo” e, desta vez, creditou-se acertadamente a Marcos Witt (se bem que, depois de tantos “Marcos”, não tinha como errar).

EPasseròQuelFiume2

A contracapa com a listagem das músicas.

O álbum foi lançado em 2000 (MSD153) nos formatos CD, Play-back e Songbook.

10 FATOS SOBRE ESTE ÁLBUM:

01. Toda a base musical do álbum foi produzida quase totalmente em MIDI.
02. A gravação ao vivo (captação de voz) aconteceu na Comunidade Cammino di Santità em Palermo, ano 2000.
03. Apesar de não mencionar nos créditos, o líder de louvor é Nunzio D’Amico.
04. Não há nenhum tema original. Apenas versões do inglês, espanhol e português.
05. O álbum apresenta ao todo sete canções do Hillsongs.
06. Como já comentado, o encarte apresenta um péssimo trabalho de referência quanto aos autores das canções.
07. Com exceção da canção “Tú y Yo”, todas as demais em espanhol e português estão com seus autores creditados erroneamente.
08. O arranjo da canção “The Power of Your Love” foi inspirado na versão do álbum “Now Is the Time”, de Geoff Bullock. A diferença de qualidade entre as duas versões é absurda.
09. Apesar de ser um álbum um tanto quanto antigo, ainda pode ser adquirido normalmente nas lojas (neste 2015).
10. O álbum não foi lançado no Brasil, o que não é nenhuma novidade.

© 2000 Stella del Mattino Ed. Musicali Snc.

FAIXAS:

01. Davanti a Te Veniamo Cantando
02. Il Cammino del Signore è Perfetto
03. Adonai (Hai Cambiato il Mio Lamento/Adonai)
04. Per Sempre Canterò il Tuo Amore
05. Il Tuo Grande Amore (Stringimi)
06. Chi è Come Lui
07. Mostrami Tu
08. Dio Ci Sta Chiamando
09. Adoriamo il Re di Gloria
10. E Passerò Quel Fiume
11. Gridiam di Gioia
12. Medley: Di Gloria in Gloria/Il Tuo Amor per Me/Gesù Cristo è Re
13. Tutto è Possibile

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo, Música, Resenha e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s